Era o Café (do) BENTO -em BISSAU. Seria uma extensão, "prolongamento" da Repartição existente; ali se especulava sobre os mais variados temas da guerra: Promoções, transferências, louvores, castigos, ataques, etc.; o pessoal do ar condicionado jogava muito "à batalha naval"; MUJIMBOS ? Boatos, Rumores... e por vezes até era verdade: ali se sabia de tudo antes de oficialmente ser divulgado; como as lavadeiras no mato sabiam das saídas/operações na véspera, antes de os soldados serem avisados...
domingo, 16 de janeiro de 2011
BANCO DE ANGOLA - BANCO NACIONAL DE ANGOLA
NOTAS DO PRIMEIRO DIA, EM CIRCULAÇÃO.
BANCO DE ANGOLA (ATÉ 1975) BANCO NACIONAL DE ANGOLA ( foto na net)
Todo o indivíduo pagava Imposto Geral Mínimo ; fui
isento por chegar na véspera de Ano Novo - 1972-.
TRABALHEI NO BANCO DE ANGOLA E BANCO NACIONAL DE ANGOLA ATÉ
30 DE MAIO DE 1977.
PARTICIPEI NA CIRCULAÇÃO DAS NOVAS NOTAS ANGOLANAS -KWANZAS-
QUE FORAM TROCADAS POR ESCUDOS COLONIAIS PORTUGUESES.
TRABALHEI NESSA OPERAÇÃO NO POSTO QUE FUNCIONOU NO ANTIGO
SINDICATO "SNECIPA" AO LADO DO TEATRO, NA ENTÃO AVENIDA
RESTAURADORES DE ANGOLA.
E a 01JUN 1977 ingressei na PETRANGOL - Compª. de Petróleos de Angola no Edifício Farrobilha Guedes 7º. andar - Divisão de Contabilidade e Finanças.
Em 1979 estava nos Serviços Administrativos de SOYO, da Petrangol/FINAPETRO. Uma das funções era a interligação Luanda/Campos de Produção. As tarefas: Pagamentos de Salários aos Angolanos, Distribuição de Correio, Resolução de Todos os Problemas com Sede/Luanda; Pagamento de indemnização por expropriação de Terras (necessárias à Produção); Logística; Tráfego Aéreo: Passageiros Nacionais e Expatriados, e Carga, no avião matrícula D2-EPL DAKOTA/DC3 da Companhia, bem como nos Voos TAAG diários.
Outras Ocorrências Extras: Visitas de Responsaveis do Governo e representantes de embaixadas estrangeiras; Cooperação com Entidades Administrativas na Resolução de Problemas Locais.
Nesta época travei conhecimento , nas "bualas" com populações e realidades (para mim até então desconhecidas) em Tari-Tari, Pângala, Kinguila, Cabeça da Cobra, Kifuma, etc.) e quase diariamente no Campo 8, Campo 2 , Base de Kinfuquena, Kuanda, etc..
Em ;Luanda também trabalhei na EAA Elf Aquitaine Angola no Sector Contabil-Financeiro.
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
KOTAS, DAKOTAS & OUTRAS .....
MOTOR DE ARRANQUE
Por falar em DAKOTA...
Passa-se com Kotas, Dakotas e até com alguns que dizem que está tudo BEM.
Um dia, no Soyo, o piloto CMDT João Amaral perguntou-me se eu podia dar um "empurrão" ao DC3 pois não tinha ignição. Achei que era brincadeira, mas não. E assim foi: enrolou uma corda à hélice e, a pulso, quatro homens lá meteram o motor do DAKOTA a funcionar; e BEM!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boa tarde João Manuel,
ResponderEliminarTrabalhamos juntos em Luanda nos princípios dos anos 80. Eu era geólogo e trabalhei em Luanda e no Soyo. Assim que teve o prazer de viajar com o nosso DC3 varias vezes entre Luanda e Soyo.
Encontrei toda a história desse avião!
Com um abraço,
Pascal Lauwers
pascal.lauwers@gmail.com
K28
c/n 32664/15916 USAAF-Serial: 44-76332 RAF-Serial: KN347
Call-sign: OT-CNO
090245: delivered USAAF
120245: to RAF Montreal as KN347
030345: RAF No 300 Wing
121046: 1333 TSTU
070148: 1382
000000: 240 OCU
100849: 8th MU
270150: sold to Belgian Air Force
000050: 15Wing-20Sqn (OT-CNO)
041051: registered OO-SNC (tt 1980u40')
041051-150575: borrowed to Ministry of Transport (contract VQH/nr.211293)
000065: converted to navigational trainer for civil aviation school
180475: stored at Koksijde (tt 8395u07')
150575: cancelled as OO-SNC
000177: Flown to Wevelgem as SU-AZN for Nile Delta Air Services/Nileair, Cairo
000177: at Wevelgem some maintenance was done and the registration applied by Airmotive
090377: to Brussels where the Nile Delta Air Service were applied and subsequently departed to Egypt.
000077: leased to Pyramid Airlines Charter Service, Cairo as SU-AZN (?)
001077: to Petrangol in Angola (registration CR-LOI is mentioned by some sources)
221077: registered D2-EPL Petrangol (Angola)
000186 (or 000187): registered CU-T124 Aero Caribbean/Empresa Aero Caribbean, Havana, Cuba
001196: noted operational with Aerotaxi/Empresa Nacional de Servicios Aéreos, Calle 27, No.102E/Nym.Vedado, Havana, Cuba
000099: operational as CU-T124
000002: re-registered as CU-T1059 (to be confirmed)
000202: last noted active at Havana-Jose Marti IAP, operated by Aerotaxi
000303: re-registerd as CU-T1559
000506: wfu at Havana-José Marti Airport (on display)
001211: broken up for scrapping